sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Homenagem a CTU/Recife

Empresa de economia mista, a CTU foi criada com o objetivo de realizar a operação direta do transporte por qualquer tipo de veículo, o seu enquadramento e a responsabilidade sobre o controle das empresas privadas no Município do Recife, além do exercício de quaisquer outras atividades relacionadas com o transporte público de passageiros, conforme estipulou a Lei de n° 4983, de dezembro de 1957.
Porém a sua constituição deu-se através de escritura públuca datade de 15 de junho de 1960 e a sua operação teve início com o Sistema de Tróleibus (ou se preferirem Trólebus ou Trolleybus) de Recife, em 13 de maio de 1960, servindo as linhas de Casa Amarela, Torre-Madalena e Campo Grande.

Fotos 01 e 02: Aspecto da chegada do primeiro tróleibus para a viagem inaugural no Recife, vendo-se o ônibus cercado de admiradores.



Foto 03: Chegada dos tróleibus no porto do Recife, em 1959.



Bem que eu poderia continuar falando sobre o Sistema de Tróleibus recifense, mas já existem muitas fontes na grande rede informando inclusive a frota existente durante todos os anos em que a mesma circulou em nossa cidade, mas seria retundante. Prefiro mostrar algumas fotos retiradas de um livro muito bom chamado: "Transportes Coletivos no Recife: uma viagem nos ônibus da CTU", de Luis Carvalheira de Mendonça e Affonso Cesar B. Pereira.

O livro, lançado em comemoração aos 30 anos do início das operações da CTU, narra de maneira clara o nascimento, o crescimento, o apogeu e o seu declínio, nos indicando o grande problema de manter uma grandiosa empresa, com injeção de dinheiro público.

Essas dificuldades, agravadas pela ingerência desses recursos, levou ao sucateamento de grande parte da frota, a não modernização do Sistema de Tróleibus e à privatização da empresa no ano de 2000. Porém, o pior

Seguem abaixo alguma imagens, com a da chegada dos tróleibus e de alguns desenhos desse que vos escreve.

Aproveitem!

Ah, e as fotos foram retiradas do mesmo livro, ok


8 comentários:

  1. porque voce não volta a desenha os onibus das empresas recifences.Tanto urbano , quanto rodoviario.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se vcs tem fotos dos Padron Aguia, Amelia, Volvo B58, Padron Scorpion... Veiculos que marcaram epoca na CTU Recife, ah ainda lembro dos 0-371 que eram bem confortaves... os numeros de ordem eram 161, 042, e tinha outro q nao me recordo.... Se tiver fotos gostaria de ve-las... Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. esse foi os nelhores que ja teve em pernambuco essa reliquias fica sempre na mémoria dos pprenambucano,os trólebus não prejdica o meio ambiente ele é ecologico,senhor prefeito de recife porquê o senhor não entre com a crt-a empresa que comprou a ctu em 2000-e comprar mais trolebus para atender os bairro do recife como macaxeira-pe-15 e caxanga,um ótimo pra voçês

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O outro O-371 da CTU era o 048,operava na 432 Cdu/Várzea.Na minha época ainda tinha o carro torre(090,0 Bateau mouche) e os dois articulados.

    ResponderExcluir
  6. A CTU Recife foi a melhor empresa que trabalhei,e ao contrario que muitos pensam nada tinha de desordem lá,apenas foi corroida pela politica podre que impera no nosso país.Quem quizer fotos de alguns veículos e até da lancha da CTU que navegava pelo capibaribe é só me contatar pelo e mail,alexandresouza2009@hotmail.com que enviarei com prazer.Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  7. Gostaria saber sobre os margirius ônibus grande com rodas raiadas com uma pequena cadeira assima da tampa do motor

    ResponderExcluir
  8. Gente trabalhei na CTU nos onibus opcionais
    saudade dos onibus monoblocos montado na
    mercedes benz.

    ResponderExcluir